Tudo o que você precisa saber sobre sitemaps

27 Maio, 2016 |
sitemaps

Sitemap é assunto muito importante tratando-se de SEO. Se você ainda não conhece sua função ou ainda não implantou um em seu site, vale seguir essas dicas.

Um pouco da história

Por volta do início de 2000, os sites costumavam ter um link em suas paginas com o nome MAPA DO SITE, esta pagina normalmente continha uma lista de todas os links do site. Alguns sites ainda usam esse tipo de pagina, no entanto os sitemaps evoluíram e hoje são publicados em XML ao invés de HTML porque seu público alvo mudou de pessoas para motores de buscas.

O que são sitemaps?

Aqui está a descrição de sitemaps.org (o site sobre Sitemaps):
Na sua forma mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que lista URLs de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando foi atualizada pela última vez, quantas vezes ele geralmente muda, e como é importante, em relação a outros URLs no site ) para que os motores de busca podem mais inteligente rastrear o site.

Benefícios de um sitemap

Sitemaps são usados ​​para dizer simplesmente um motor de busca quatro coisas:

  • O conteúdo do site que deve ser rastreado
  • A última vez que o conteúdo foi atualizado
  • A prioridade de cada página contra outras páginas em seu site
  • A frequência em que você gostaria que o motor de re-rastreamento de novos conteúdos

Desenhando o sitemap, onde gerar?

O sitemap pode ser feito manualmente, baixando um aplicativo ou acessando uma ferramenta que irá rastrear o site.

Existem muitos sites que podem ajudá-lo a fazer sem a necessidade da instalação de um programa em seu computador, Google recomenda o uso do http://xml-sitemaps.com.

Depois que o sitemap é criado, será necessário fazer o upload no site e notificar o Google e os demais buscadores. A notificação pode ser feita pela ferramenta de webmasters do mecanismo de busca, que possui uma seção para submissão de arquivos e acompanhamento do status de indexação.

Submeter seus sitemaps aos motores de busca

Para registar o seu sitemap, primeiro, confirmar que não tem erros óbvios, em seguida, enviá-lo para os seguintes locais para cada motor de pesquisa:

O sitemap apontado para robots.txt

Outra maneira de deixar os motores de busca saber sobre o seu mapa do site é incluir um link para ele no seu arquivo robots.txt. Para usar esta técnica, basta incluir uma linha no arquivo de robôs do seu domínio que mostra o URL do sitemap, como esta:

sitemap: http://www.seusite.com/sitemap.xml 

Conclusão

O sitemap.xml é muito importante para facilitar o entendimento da estrutura do site e ajuda na indexação das páginas. E, sempre que você inserir uma nova página no site, deverá também atualizar o sitemap.

COMPARTILHE:

Post A Comment