Você sabe o que é Redis?

20 agosto, 2023 |
redis

O objetivo deste artigo é trazer a compreensão do que é o Redis de forma simples, então vamos lá…

Redis (“ REmote DIctionary Service ”) é um servidor de banco de dados de chave-valor de código aberto que pode ser usado como banco de dados, cache e agente de mensagens. É um banco de dados NoSQL que consta entre os mais populares do mundo. É muito utilizado para otimizar sistemas de alta disponibilidade que operam em larga escala.

Ele nasceu em 2009 e desde então se tornou popular sendo suas características mais marcantes sua alta performance, suporte a dados estruturados, fácil replicação, alta performance e escalabilidade.

Sua gravação é feito na memória, desta forma sendo um banco de dados extremamente rápido que costuma ser muito utilizado para cache, ou seja ao invés de realizar consultas em um banco de dados tradicional, consultamos em um redis, que é muito veloz e consegue ser facilmente replicado, tem build team, (processo de replication) e é open source.

No redis, podemos armazenar muitos tipos de dados, inclusive de geolocalização, além disso ele também trabalha com sistema de mensageira implementando o padrão pub/sub e oferece suporte a uma variedade de estruturas de dados, como strings, listas, conjuntos, conjuntos ordenados e hashes, o que o torna adequado para muitos casos de uso diferentes. Sua natureza na memória permite operações de leitura e gravação extremamente rápidas, que é uma das razões pelas quais foi adotado por muitas grandes empresas como Twitter, GitHub e Stack Overflow.

Redis

ONDE O REDIS É UTILIZADO?

Redis é muito utilizado em projetos complexos de TI, como aplicações web, softwares internos de empresa, entre outros casos de uso, algumas de suas principais utilizações:

  • Armazenamento de cache;
  • Sistemas de mensagens como chats, caixas de comentários, chatbots ou painéis de feeds de mídias sociais;
  • Streaming de mídia;
  • Análise em tempo real;
  • Machine learning.

ONDE E COMO NÃO USAR O REDIS?

O Redis não é e não substitui um banco de dados relacional como o MySQL, Oracle, SQL Server, etc…Você não deveria utilizá-lo como o banco de dados oficial da sua aplicação.

CONCLUSÃO 

De forma geral o Redis pode contribuir com aplicações mais robustas e que exijam velocidade. Se você tem a necessidade de consultas rápidas em dados alterados com frequência, o redis é uma boa ferramenta para você.

Para obter mais informações sobre instalação e configuração do Redis acesse este link seguir e siga as instruções de instalação na comunidade 😉

COMPARTILHE:

Post A Comment