Gestão de energia

25 maio, 2020 |

Buscamos qualidade de vida e eficácia no nosso trabalho. No nosso dia a dia temos inúmeras demandas que vão muito além da nossa vida profissional e sabemos que não é fácil dar conta de tudo, pode faltar tempo e energia. Utilizamos vários artifícios para evitar o cansaço, a exaustão e o sono como chá, café, energéticos para não pararmos de produzir.

Mente

Gerenciar nosso tempo e nossas tarefas são atividades essenciais e rotineiras, sempre tentamos ganhar mais horas, fazendo caber tudo dentro do nosso dia, mas a gestão de tempo pode não ser a resposta correta. O gerenciamento de energia é o que nós tornará mais produtivo.

A chave para um bom desempenho e equilíbrio é a gestão da nossa energia, do nosso empenho e não apenas do tempo que temos disponível.

A quantidade de tempo que temos é fixa, 24 horas por dia, mas a qualidade da nossa energia no uso deste tempo é altamente variável. Podemos entrar em uma espiral ascendente de produtividade ou chegarmos no final do dia completamente exaustos.

E pq isso acontece?
Desequilíbrio no uso da energia e ausência de períodos de descanso para recuperação.

A energia existe em 4 diferentes dimensões:

  • energia física: refere-se q quantidade de energia disponível e é proveniente da nossa alimentação, sono e exercícios físicos.
  • energia emocional: refere-se a qualidade da nossa energia e é proveniente de emoções positivas, desafios, atividade prazerosa.
  • energia mental: refere-se a direção que damos a nossa energia é o foco na busca dos nossos objetivos.
  • energia espiritual: (ou moral), não no sentido religioso, mas relacionado a nosso propósito de vida, o que nos da sentido, o que nos motiva.

Estas 4 dimensões estão intimamente relacionadas, elas precisam ser trabalhadas individualmente e com bastante atenção, não basta estar descansado fisicamente mas com a mente explodindo de preocupação ou angústia, por exemplo. 

Algumas dicas para aumentar nossa potencia: 

  • Equilibre o uso das 4 fontes de energia, todas são fundamentais.
  • Ouça e use o seu ritmo biológico, divida sua carga de trabalho em blocos de 90 minutos, planeje intervalos e use suas quedas de energia para tarefas menos criativas, como responder e-mails. Maximizar sua energia tem de ser uma decisão consciente e bem planejada.
  • Tire um período de descanso, a recuperação da energia é essencial.
  • Aprenda a controlar seu processo de raciocínio e gerencie as emoções
  • Implemente na sua rotina rituais positivos de energia, certamente ajudarão a manter seu tanque cheio.

Algumas questões para reflexão:

1- Das 4 dimensões de energia qual delas vc acredita que precisa se dedicar um pouco mais?

2- No seu trabalho, como está desempenhando, em quais momentos do dia/semana realmente você faz uma pausa para renovar a energia?

3- Como você pode aumentar seu nível de energia?

COMPARTILHE:

Post A Comment