Empatia no mundo corporativo

26 outubro, 2020 |

Essa é a continuação do artigo Entendendo a empatia caso não tenha lido recomendo dar uma passadinha por lá.

Temos 4 dimensões importantes dentro da empatia e vamos entendê-las:

Observação 

Sentimentos e ações estão sempre muito conectados, mas temos grande tendência de olhar só para ação e pouco ao sentimento e muitas vezes o principal motivo das ações das pessoas é a forma como ela está se sentindo.

Curiosidade pelo outro

Quantas pessoas você se relaciona durante o seu dia (ambiente de trabalho, porteiro, estudos…). A correria do dia a dia nos deixa sem tempo e acabamos não querendo saber sobre o outro. Muitos estudiosos da empatia traz a curiosidade pelo outro como um gatilho para a empatia, temos poucos interesse pelos sentimento dos outros.

Escuta

Temos nos transformado em péssimos ouvintes. Não ouvimos o que as pessoas têm a dizer. Praticar a escuta ativa, tem muito haver com estar presente naquele momento, a presença é muito mais importante que tempo.

Às vezes não escutamos porque julgamos não ter tempo, 2 minutos de tempo presente pode valer mais do que meia hora de papo e ouvir sem atenção. Praticar a escuta mais atenta tem muito haver com suspender nossos julgamos, estar mais aberto para novas pontos de vistas, opiniões. Estar disponível para ouvir o q as pessoas têm a dizer.

Vulnerabilidade

Como já dizia a minha querida Brene Brown – A vulnerabilidade é onde nasce o amor, o pertencimento, a alegria, a coragem, a empatia e a criatividade.

Muitas vezes vamos nos fechando um pro outro, não mostramos de verdade o que somos e em um processo de espelhamento faz com que o outro não se abra também.

Quando não existe abertura em uma relação não costuma existir muita empatia e consequentemente não existe muita vulnerabilidade. 

Vulnerabilidade é a coragem de abrir pro outro, como forma de convidar o outro para se abrir para você.

Vamos conectar a empatia ao universo corporativo

Vamos dividir em 3 pilares que são conectados com a empatia

  • Colaboração
  • Inovação empática
  • Liderança

Colaboração

Empresas têm olhado cada vez com foco em colaboração, conectando pessoas, expertises, áreas diferentes ou até mesmo colaboração com outras organizações.

Empatia é base para colaboração acontecer. Conhecemos de fato as pessoas e seus potenciais?

Para que um projeto colaborativo seja sucesso, saber quem são os profissionais dessa equipe, entender o potencial de cada um e quem podemos acionar.

É muito comum ouvir falar em trabalho em equipe, que é ótimo, mas é um grupo de pessoas, o que a colaboração vem pra trazer é cada vez mais mistura de pessoas, mistura de conhecimentos, precisamos extrapolar nosso grupo e começar olhar pro todo, olhar para outras pessoas que podem entrar e ajudar nesses projetos.

Trazer humanidade maior para algo que é muito técnico. Isso vai conectar as pessoas! Sem uma cultura de empatia, dificilmente teremos uma cultura de colaboração!

Conexão com cliente (inovação empática)

Uma pesquisa americana trouxe que 68% das pessoas deixam de ser clientes de uma marca quando sentem que a empresa não se importa com ela.

Não necessariamente por ter um produto ruim. Mas pela sensação daquela marca não ver o cliente, ouvir, entender o que ele precisa e se importar com seus problemas.

Clientes querem ser ouvidos, ser valorizado, ser vistos

Liderar 

Liderar tem haver com a capacidade de se relacionar.

Além de alcançar resultados positivos, ele também consegue se relacionar em muitas esferas. A forma como o líder se relaciona com sua equipe tem uma grande influência de como as pessoas se sentem, como enxergam o trabalho dela e como se relaciona com organização como um todo. Se tenho líder empático comigo, que me valoriza que me enxerga, que me entende como ser humano, a minha tendência é responder agindo da mesma forma, me conectando com ele e com as outras pessoas de minha equipe. Líder empáticos provocam reações empáticos nos seus liderados.

Bibliografia

  • A coragem de liderar – Brene Brown
  • Livro – O poder da empatia – Roman Krznaric
  • Curso – Tati Fukamati 
  • Muitas conversas com a Samantha Miziara
  • Videos https://www.youtube.com/watch?v=Q6rAV_7J5T0
  • Videos https://www.youtube.com/watch?v=J4tPuq79YwE&feature=emb_title

COMPARTILHE:

Post A Comment