Usabilidade muitas vezes é descrita como um dos aspectos mais importante de um site, pode ser definida como grau de facilidade com que o usuário consegue interagir com uma interface, garantindo compatibilidade entre tecnologia e usuário, é fundamental para a sobrevivência e o sucesso de seu negócio online.
Portanto, usabilidade na web significa a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo ao entrar em um site.
Se um site é difícil de usar, se a página inicial não indica claramente o que a empresa oferece, se os usuários se perderem durante a navegação, se as informações forem difíceis de ler ou entender, o usuário deixará o site.
As estatísticas têm mostrado que os usuários da web ficam em um site média de 15 segundos ou menos antes da decisão de continuar a visualizar ou sair.
Usabilidade pode ser categorizado em 5 componentes principais
- Facilidade de aprendizado: Quão fácil é para os usuários realizarem tarefas simples no primeiro contato que têm com a interface?
- Eficiência: Depois dos usuários se tornarem experientes na utilização da interface, quão rápido conseguem realizar as tarefas?
- Facilidade de memorização de tarefas: Quando os usuários retornam à plataforma após ficar um tempo sem usá-la, qual o tempo para reestabelecer a proficiência de uso?
- Minimizar erros: Quantos erros cometem os usuários, quão severos são esses erros, e quão facilmente conseguem recuperar dos erros?
- Maximizar satisfação: Quão agradável é a utilização do sistema?
Se essas regras forem implementadas desde cedo, no desenvolvimento, essa estratégia pode reduzir o risco de falhas conceituais do projeto garantindo que, a cada ciclo, o sistema responda cada vez melhor às expectativas e necessidades dos usuários em suas tarefas.
No próximo post, darei outras dicas de como melhorar a Usabilidade do seu site. Espero que vocês tenham gostado e até a próxima.
COMPARTILHE: